Lúpulo é uma flor, uma planta trepadeira que pertence à família das Canabidácea, parentesco da cannabis, por mais seja do mesmo gênero o lúpulo não tem efeito entorpecente, e seu uso pode variar de acordo com a cerveja que for produzida.
O lúpulo tem o poder de conservar a cerveja além de oferecer o amargor, sabor e aromas, equilibrando a doçura que o malte oferece, além de seus benefícios à saúde. As cervejas IPA (Indian Pale Ale) são bem conhecidas por abusarem do lúpulo, o amargor é bem presente.
Importante destacar a sua qualidade, os lúpulos também podem sofrer influência de terreno, clima e região. Todo esse processo de cultivo resulta nas variedades de lúpulo que contribuem com o aroma e amargor.
Um fato curioso é que antigamente para equilibrar a cerveja eram usadas ervas, alecrim, gengibre e outros.
No Brasil a produção de lúpulo em larga escala é meio complicada de ser realizada, devido ao clima do país. A planta necessita de condições especificas para ser produzida, luz, solo, umidade e temperatura são essenciais para seu crescimento e desenvolvimento do amargor e aroma.
No ano de 2014 foi realizada o primeiro projeto pioneiro em plantação de lúpulo no País. Localizada na cidade de São Bento do Sapucaí, o lúpulo se tornou matéria-prima para a cerveja da Baden Baden com o lançamento de uma edição especial de 15 anos da cervejaria.
O lúpulo utilizado nas cervejarias do Brasil é importado dos países Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e outros.
A história do lúpulo é muito rica, com uma pesquisa mais abrangente você poderá se aprofundar mais e descobrir histórias, curiosidades sobre esse ingrediente tão importante para a cerveja.
Observação: O artigo busca te apresentar de forma simples o Lúpulo, abrindo sua curiosidade para se aprofundar mais sobre o tema.